fbpx
orçamento

Não é de admirar que os gerentes de construção mantenham um olhar tão atento ao seu orçamento. Uma requisição de mudança que custa R$ 30.000, por exemplo, representa um lucro de R$ 30.000 a menos que você teria coletado no final do projeto.

Seja por causa de um atraso no cronograma, um aumento no custo de materiais ou uma quebra de equipamento, um orçamento de construção errado é uma das maiores dores de cabeça que os gerentes enfrentam.

Para te ajudar, temos algumas dicas que você pode aplicar ao seu próximo projeto para otimizar seu orçamento. Usando uma combinação de software, novas práticas de planejamento e algumas práticas recomendadas ao longo de um projeto, os gerentes de construção podem garantir uma economia significativa.

Aqui estão alguns dos erros mais comuns que te fazem exceder o orçamento e como evitar eles:

1. Você está fazendo estimativas imprecisas ao fazer o orçamento

Muitos erros de orçamento de construção acontecem na fase de estimativa do projeto. Se você não definir adequadamente cronogramas e orçamentos, sofrerá um pouco quando estiver no meio do projeto (e será tarde demais para fazer alguma coisa).

O problema é que muitos clientes costumam tomar decisões de projeto com base na oferta mais baixa, incentivando estimativas imprecisas ou mal pensadas pelos contratados. Resista ao desejo de fazer lances baixos — mesmo que isso faça seu cliente feliz no início, isso matará sua reputação quando você estiver no desenvolvimento do projeto.

O que fazer sobre isso: se você não conseguiu manter o orçamento recentemente, aliste um profissional para ajudá-lo com uma estimativa. Vai custar-lhe dinheiro adiantado, mas economizará uma carga de trabalho durante o período do projeto. Se você quiser fazer isso sozinho, consulte um software de estimativa de construção para ajudá-lo a cobrir todas as suas bases.

orçamento

2. Você está cometendo erros no design do projeto

Não importa o quão boa é a estimativa do seu projeto, se o seu design é defeituoso. Você não sabe ao certo se há sérios problemas de design até entrar em um projeto; portanto, é algo que você deve verificar duas ou três vezes antes de começar.

Os problemas de design do projeto não causam apenas atrasos e prejudicam seu orçamento, mas também podem resultar em ações judiciais por divergências sobre o tipo de trabalho esperado.

O que fazer sobre isso: encontre uma solução de software de construção que use a modelagem de informações da construção (BIM), que resulta em projetos mais precisos e permite identificar falhas logo no início. Também é mais fácil gerenciar as mudanças na linha simplesmente modificando o design digital.

3. Você não considerou surpresas e aumento de escopo

Pedidos de alteração e aumento de escopo são uma das maiores causas de excedentes de orçamento. Muitos gerentes de construção simplesmente não consideram a possibilidade de alterações em um projeto, o que é sempre um erro fatal no que diz respeito ao orçamento.

Não importa o quão bem concebido seja o seu projeto, algo acontecerá no desenvolvimento e será preciso alterar o design. Pode ser que seu cliente deseje ajustar a altura de um deck em meio metro ou você tenha encontrado uma especificação imprecisa, ou talvez haja problemas com o solo ou alguns materiais especificados não estejam disponíveis. Seja qual for o caso, você precisa de um plano.

O que fazer sobre isso: o primeiro passo é a prevenção e para isso você precisa de três coisas: documentação, documentação e documentação. Verifique se todos os aspectos do projeto estão definidos no escopo de trabalho do contrato, para que todos estejam na mesma página.

A segunda etapa é adicionar cláusulas em seus contratos que especifiquem exatamente o que acontecerá no caso de requisições de mudança e custos adicionais. Seu cliente deve estar disposto a assumir alguma responsabilidade financeira caso mude de ideia durante um projeto, e isso deve ser especificado antes de você começar.

4. Você não mapeou os possíveis riscos de atraso

Há um milhão de coisas que podem atrasar seu projeto. Pode ser um processo de aprovação ou permissão do governo que está se arrastando, ou uma remessa de material que demora alguns dias.

Atrasos são um grande problema, porque tempo é dinheiro para um projeto de construção. Por exemplo, se seus funcionários não conseguem iniciar um projeto no prazo e você os deixa perdendo tempo com tarefas menos importantes, isso significa que você pagará mais pelo trabalho que planejou.

Também é possível que você tenha alguns incentivos vinculados ao seu contrato para concluir o prazo, e os atrasos os estão acabando.

O que fazer sobre isso: como muitas coisas que afetam seu orçamento, os maiores erros geralmente são cometidos na fase de planejamento. Separe um tempo significativo antes que um projeto comece a mapear tudo o que poderia atrasar seu projeto e crie um Plano B para cada um.

Uma licença pode atrasar as coisas? Planeje enviar o pedido algumas semanas antes do que costuma fazer. Os problemas do solo poderiam impossibilitar que seus trabalhadores iniciassem uma fase crítica em um projeto? Comece agora as pesquisas no local, mesmo que elas ainda não sejam necessárias.

5. Você não se comunica bem com seu cliente

A falta de comunicação está no centro de muitos aumentos inesperados de custos. Para gerentes de construção inexperientes, você pode acabar descobrindo que eles esperavam que você refizesse a fundação como parte do projeto, destruindo totalmente seu orçamento.

Você sempre deve ser bem específico em seus contratos com clientes. Nem sempre é uma questão de confiança — seu cliente pode simplesmente ter assumido que você sabia que a fundação precisava ser refeita, enquanto você pensava que o cliente teria lhe dito se a fundação era inadequada.

O que fazer sobre isso: contratos sólidos e um amplo escopo de trabalho geralmente devem evitar problemas de expectativas incompatíveis. Mas você deve usar o software de gerenciamento de construção com uma ferramenta de comunicação que permita a comunicação e o compartilhamento de documentação com o cliente durante todo o projeto, para que ambos estejam na mesma página.

6. Você está cometendo erros de gerenciamento

Às vezes seus próprios erros administrativos podem ser sua derrota, por mais que você queira pensar que foi um subempreiteiro que perdeu um prazo ou trabalhadores colocando drywall na área errada. Isso pode ter sido um erro caro da parte deles, mas pode muito bem ter sido seu erro também.

Mesmo pequenos erros de comunicação entre você e sua equipe — incluindo subcontratados — podem resultar em atrasos catastróficos e excedentes de orçamento. E é sua responsabilidade como gerente de construção evitar esses erros.

O que fazer sobre isso: você está se sentindo sobrecarregado? Talvez você precise de ajuda com tarefas administrativas e gerenciamento de projetos. Isso pode significar contratar alguém novo ou ajustar as responsabilidades de alguém da sua equipe.

fazendo orçamento

Agora é a hora de controlar seu orçamento

Você não está cansado de ficar com excesso de orçamento o tempo todo e ver seus lucros desaparecerem no final de um projeto? É hora de tomar algumas medidas simples e eficazes agora para resolver esse problema:

  • Aumente a quantidade de tempo que você costuma reservar para o planejamento antes do início do projeto em 50%;
  • Contrate um profissional jurídico com experiência em contrato de construção para ajudá-lo com contratos futuros;
  • Procure uma solução automática, como um software ou planilha, que se adapte ao seu estilo de gerenciamento e faça-a em um test drive para ver se isso ajudará você a se organizar;
  • Peça à sua equipe que revise seu plano de projeto para garantir que não haja descuidos.

E, para te ajudar ainda mais, faça download da nossa planilha de orçamento de construção e automatize seu processo de planejamento!