Cuidados necessários
O aço é um material durável, mas sujeito à corrosão, o que pode comprometer a estrutura da edificação. A corrosão é provocada pela oxidação que, por sua vez, é causada pela reação da umidade atmosférica com o oxigênio presente no ar e também pela maresia, comum no litoral e em regiões salinas. Nesses locais, recomenda-se o uso de aço galvanizado.
Tratamentos preventivos são essenciais, pois níveis elevados de corrosão tornam a recuperação do material metálico praticamente impossível. Os processos preventivos são feitos, geralmente, ainda na fábrica, mas as peças também podem ser pintadas na obra.
Fachadas de aço
O aço é bastante usado como revestimento para dar à edificação um toque moderno e arrojado. O baixo custo com manutenção, já que a limpeza é feita apenas com água, e a flexibilidade (as chapas metálicas podem ser cortadas, soldadas e montadas de acordo com o projeto) são algumas das características que tornam esse material tão presente nas obras brasileiras.
A escolha do produto varia de acordo com a vida útil desejada e as condições ambientais. As placas de aço inoxidável, as chapas de aço patinável, e as chapas de aço galvanizado revestidas de zinco ou liga de alumínio e zinco são as opções mais comuns. Os aços galvanizados também podem ser pintados com tinta poliéster, aplicada sobre um primer epóxi.
Entre os aços inox, o 316, mais resistente, e o 304, mais barato, se destacam. O importante para garantir a durabilidade do revestimento é investir em parafusos, rebites, porcas, entre outros itens de suporte, feitos com o mesmo tipo de aço inox dos painéis. Isso evita o efeito corrosivo chamado de pilha galvânica.