fbpx

Por que a preservação da camada de ozônio é realmente importante? 1

Desde os tempos da escola ouvimos sobre a necessidade de preservação da camada de ozônio e quais as consequências ambientais do descuido com ela, mas nem sempre assimilamos a verdadeira importância disso quando nos tornamos adultos.

A camada de ozônio é uma espécie de capa protetora que filtra os raios ultravioleta do tipo B (UVB) e os torna menos nocivos à nossa saúde, absorvendo a maior porcentagem da radiação prejudicial antes de atingir a Terra.

Se você ainda não sabe como pode contribuir e fazer sua parte em prol da preservação da camada de ozônio, nós separamos dicas e informações importantes para começar desde já a preservá-la. Confira!

Cuidado com a manutenção de eletrodomésticos e produtos que adquirir

A proteção que a camada de ozônio oferece, sob a ação do homem e seu potencial para poluição, vem ficando cada vez menos espessa e frágil, fazendo com que sua filtragem já não seja mais tão efetiva como antes.

Isso acontece porque a emissão de alguns gases como o dióxido de carbono e os óxidos nítricos e nitrosos prejudicam a camada, mas o maior vilão atuante na deterioração da proteção de ozônio são os conhecidos CFCs (clorofluorcarbonos), os gases mais corrosivos da camada.

Eles são encontrados em equipamentos de refrigeração como ar condicionados e geladeiras, usados também na produção de material plástico, isolantes e aerossóis.

Já existe uma alternativa ao CFC que boa parte das indústrias aderiram, que é o HCFC (hidroclorofluorcarbono), cujo uso diminui em 90% o impacto ambiental.

Assim, prefira sempre as indústrias e produtos que não contarem com CFC em sua produção ou composição e também mantenha a manutenção de eletrodomésticos de refrigeração em dia, evitando que possam liberar esse gás na atmosfera.

Dê preferência ao transporte público ou à carona

Hoje em dia é fácil conseguir meios alternativos para locomoção que não sejam carro próprio.

Quanto menos carros circulando, menor a emissão de CO² e mais conservada fica a camada de ozônio que nos circunda.

Qualquer pequena ação conta para a preservação da camada de ozônio

Qualquer cuidado que possa ser tomado para diminuir a poluição e o dano à camada é importante pois conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, cada novo 1% de avanço no nível de degradação dela significa números altamente expressivos em novos casos de câncer de pele e real agravante na piora de casos de catarata podendo causar até cegueira.

Além disso, não só os seres humanos são afetados: os animais e plantas também são impactados e sofrem por isso.
Hora da reciclagem

Hábito fundamental em todos os setores da indústria, a reciclagem também age como agente positivo na proteção da camada de ozônio.

Plásticos, vidros e metais de todos os tipos podem ser reutilizados, formando uma corrente sustentável de proteção ao meio ambiente.

Gostou das dicas? Quer descobrir como alguns materiais pesados, como o aço, também podem ser reciclados e beneficiar sustentavelmente o planeta, ajudando na preservação da camada de ozônio? Saiba mais em nosso artigo sobre a reciclagem de aço!