fbpx

Material amplamente utilizado na construção civil e na indústria, o aço possui grande aplicabilidade por suas propriedades mecânicas e pela versatilidade que apresenta.

Neste artigo, trataremos de esclarecer como aplicar chapa de aço em sua construção e qual opção se apresenta mais viável de acordo com sua necessidade. Como aplicar chapa de aço lisa

Como aplicar chapa de aço lisa

chapa de aço


Aqui, possuímos duas variáveis: chapa galvanizada e chapa revestida. Enquanto a primeira envolve o processo de galvanização, que consiste em receber uma “blindagem” de metais nobres para aumentar sua durabilidade e resistência, a segunda tem maiores possibilidades: são vários os tipos de revestimento e suas aplicações. Saiba mais a seguir.

Chapa de aço galvanizada

O metal mais usado no processo de galvanização é o zinco e sua quantidade é determinante para designar a resistência de sua aplicação, mas de forma geral, é a opção mais usada no setor agrícola, na produção de silos, por exemplo, e também na construção civil, na fabricação de telhas e tapamentos.

Chapa de aço revestida

Por se tratar de um tipo de chapa com vastas aplicações, conforme seu revestimento, é a escolha mais popular para diversos setores da indústria.

Por exemplo, se revestida de chumbo, por adquirir propriedades ótimas de soldabilidade, é comumente usada na fabricação de tanques de gasolina.

Já passando por processo de estanhação, é a chapa usada para manuseio de embalagens de alimentos e bebidas por adquirir propriedades de proteção não tóxica.

Como aplicar chapa de aço grossa

chapa de aço


Por serem chapas mais rústicas e menos trabalhadas, com especificações que variam muito como dimensão, composição química e resistência, possuem gama maior de utilização no ramo da construção civil e indústria.

Contando com maior flexibilidade ao suportar peso e pressão, maior dificuldade de ruptura e fácil soldagem, a chapa de aço grossa é extremamente versátil.

Ela está presente na produção de tubos para oleodutos, vasos de pressão, na confecção de maquinário e caldeiras e até no segmento naval, além, óbvio, da construção civil.

Como aplicar chapa de aço xadrez

chapa de aço


Obtida no processo de laminação a quente, a chapa de aço xadrez é composta de aço carbono e sua principal característica é o relevo. Seu mais importante atributo, além da alta resistência, é a função antiderrapante.

É por esse aspecto sua popularização com arquitetos e engenheiros na hora de projetar rampas, bases de máquinas, pisos de ônibus, escadas normais e adaptadas e diversos outros usos que possam contar com uma base resistente a chuva e sol intensos.

Agora que você conhece mais sobre os tipos de chapas de aço e seus usos na construção e na indústria, fica fácil distinguir qual a opção que melhor se encaixa com sua necessidade e descobrir um fornecedor confiável, que preze pela qualidade de seu produto.

Ainda inseguro sobre como aplicar chapa de aço na sua obra? Não deixe de tirar todas suas dúvidas nos comentários! Aproveite também para ler mais sobre quais as vantagens e aplicações do aço na obra.