fbpx

A execução de uma obra é um trabalho extremamente complexo e que requer cautela, responsabilidade e respeito aos clientes. Toda a sua execução deve ser planejada de forma organizada, respeitando os prazos necessários de cada etapa, exigindo o máximo de qualidade nos resultados e com o foco sempre em atender da melhor forma possível as expectativas.

Os últimos procedimentos, apesar de parecerem mais simples e ágeis, são de extrema importância para evitar problemas futuros. Pequenos detalhes são cruciais para aprovação da entrega de uma construção. 

Separamos nesta matéria algumas dicas imperdíveis para facilitar a sua vida na hora de entregar uma obra. Acompanhe:

Realize um cronograma extenso e bem planejado

Para que a entrega de uma obra ocorra sem dor de cabeça, toda a sua execução deve ser bem planejada e calculada. Um dos grandes problemas no planejamento e garantia de prazo de entrega é a perspectiva de prazo realizada. 

Certos processos podem demorar mais tempo para serem concretizados, logo é importante que o planejamento executivo seja feito com tempo de sobra, para evitar que certos processos sejam realizados às pressas e possam gerar prejuízos futuros.

Ao traçar os prazos para a entrega do cronograma, é importante realizar cálculos de risco, considerando fatores externos que possam atrasar a execução de algumas etapas. É importante lembrar que durante uma obra, as etapas devem ser respeitadas minuciosamente e que cada execução atrasada pode gerar delongas maiores para outros processos que dependem daquele inicial. 

obra

Tenha um bom relacionamento com fornecedores

Imprevistos podem acontecer, mesmo com um bom planejamento e um cronograma bem realizado. É de extrema importância que você tenha um bom relacionamento com seus fornecedores. 

Mesmo que as entregas dos materiais aconteçam dentro do prazo estabelecido, o bom relacionamento com seus fornecedores podem ser um grande diferencial em casos de emergência. O atendimento a curto prazo pode ser o solucionador de um problema não evitável, como a perda de materiais por motivos externos não controláveis. 

Tendo um bom relacionamento com aqueles que suprem a obra com a matéria prima pode economizar dias de prazo vencido e evitar que a confiança de sua empresa seja prejudicada por imprevistos que geram atraso na entrega. 

É importante, no entanto, que todas as solicitações previstas sejam feitas dentro dos prazos estabelecidos. A pressão por entrega de última hora pode prejudicar tanto o relacionamento com os fornecedores quanto a qualidade do material entregue. Uma dica importante é buscar fornecedores com um bom histórico de trabalho e que tenham um bom e fácil portal de comunicação, evitando assim mais delongas e falhas de comunicação. 

Organize meticulosamente seu canteiro de obras

Para que uma obra seja executada de forma linear, sem atrasos e dificuldades, é necessário que o canteiro de obras seja bastante organizado e previamente planejado. A organização, estocagem e acesso aos materiais necessários deve ser prevista antes mesmo do início da execução das obras.

Trajetos muito longos no transporte interno de matéria prima geram não somente o desgaste dos próprios funcionários como o desperdício de materiais, perda de matéria prima e aumenta o risco de acidentes.

Tenha todas as ferramentas corretas disponibilizadas e ao alcance dos funcionários e faça uma boa logística de armazenamento delas. Grande parte das obras sofre com perdas e furtos de ferramentas, o que gera atraso na execução e perda de tempo de trabalho dos funcionários. 

Dicas imperdíveis para facilitar sua vida na hora de entregar a obra 1

Boa comunicação entre funcionários e responsáveis

Embora toda a obra seja planejada minuciosamente pelos engenheiros e arquitetos responsáveis, é importante que haja facilidade de comunicação entre aqueles que estão executando o projeto, os responsáveis pela gestão dessa execução e aqueles que estão no escritório. 

Os operários possuem conhecimento de prática e, em muitos casos, buscam os responsáveis para mostrar falhas, problemas de execução ou até sugerir mudanças que possam facilitar e agilizar os processos. 

Com a facilidade de comunicação entre todas as partes, atrasos e imprevistos podem ser evitados com mais facilidade, reduzindo a possibilidade de frustrações futuras. 

obra

Evite acordos informais e tenha todo o processo documentado

Apesar de incomum em obras profissionais, ainda há quem busque contratações informais de funcionários ou aquisição de materiais. A prática não é permitida e pode ser punida judicialmente, além de não haver garantia do serviço prestado ou do material adquirido. 

É de extrema importância que todo o processo de execução da obra seja documentado e assinado pelo responsável técnico. Além disso, todo o processo deve ser repassado ao escritório, incluindo alterações nos prazos, sobra ou falta de material, perdas, desperdícios, acidentes etc. 

A comunicação com o público é realizada por meio do porta voz da empresa, que opera por meio de comunicados oficiais emitidos pelo escritório responsável. Por esse motivo, é extremamente importante que a empreiteira esteja totalmente a par de quaisquer acontecimentos fora do planejamento e de do dia a dia da execução. 

obra

Acompanhe a sua obra de perto

Por último, mas não menos importante, o gestor da obra deve estar a par de tudo e acompanhe tanto a execução da obra quanto o respeito às cargas horárias, utilização de equipamentos de segurança e aos detalhes de acabamento. 

Ao encerramento da obra, os últimos detalhes devem ser fiscalizados e testados de forma profissional para evitar reclamações ou problemas na entrega. 

O Gestor deve comparecer à obra frequentemente e acompanhar os relatórios emitidos pelos engenheiros e mestres de obra, atendendo às demandas necessárias e garantindo que todo o processo seja realizado de forma correta e segura. 

Realizar obras não é uma tarefa fácil e o comprometimento com a qualidade da entrega deve ser mantido e assegurado durante todo o processo. Para que tal expectativa seja atingida, é importante se atentar às dicas listadas e buscar acompanhar os processos de perto, evitando atrasos e planejando sempre com prazos razoáveis e plausíveis. 

Gostou da nossa matéria? Clique aqui e conheça sobre a utilização de vergalhões cortados e como eles podem auxiliar na sua obra!

Leia nossos conteúdos anteriores: