fbpx

Principais perfis estruturais de aço 1

Por ter uma composição que já o torna bastante resistente e leve, o aço, juntamente com o concreto e cimento, é um dos materiais mais utilizados na construção civil. O formato do material e a maneira como é aplicado também são fatores relevantes. Nesse sentido, existem diferentes perfis estruturais para as peças de aço usadas em construções.

De forma bem simples, o perfil de uma viga ou outra peça de aço é o seu formato, o que afeta a maneira como o peso se distribui pela peça. Algumas formas são mais resistentes à pressão de determinados ângulos, tornando cada perfil mais adequado a um tipo específico de demanda.

Dependendo da construção, certamente serão usados vários tipos em conjunto. Há três perfis estruturais do aço que são mais comuns: o cantoneira (conhecido também como  L), o U simples e o U enrijecido.

Principais perfis estruturais de aço 2

Cantoneira ou L

Os nomes dos perfis das peças de aço são referências diretas ao formato delas. Assim, uma peça do tipo L é uma viga que tem exatamente este formato, com duas chapas perpendiculares entre si.

A função das cantoneiras não é servir como fonte principal de sustento, mas sim como um reforço para as vigas principais. Você verá algumas dessas peças servindo de apoio para outras ou ligando diferentes partes principais da estrutura, como pilares ou vigas.

Isso evita que essas partes se flexionem além do normal e distribui a força aplicada por toda a estrutura. Dessa forma, é possível prevenir danos, diminuir as torções nas peças e aumentar a durabilidade da estrutura.

Principais perfis estruturais de aço 3

U simples

De todos os perfis estruturais do aço, o U é um dos mais comuns por possuir três variações: simples, enrijecido e laminado, de acordo com sua aplicação. Porém, os dois primeiros tendem a ser mais utilizados.

O modelo U simples segue a mesma lógica de formato do L, tendo três chapas que dão origem à sua forma. É uma das peças mais versáteis disponíveis, servindo tanto para grandes construções quanto para pequenos projetos domésticos. Além do mais, é altamente resistente, sendo bastante utilizado em instalações mecânicas e sinalizações de trânsito.

Principais perfis estruturais de aço 4

U enrijecido

Esta variação do perfil em U é feita a partir de uma placa de aço laminado, a qual é dobrada no formato de U. É bem semelhante ao anterior, mas com dobras internas na parte que fica aberta.

O modelo U enrijecido é ainda mais resistente do que o simples, o que o torna ideal para a maioria das grandes construções e dos estabelecimentos comerciais com muitas estruturas mecânicas pesadas. Seu peso é similar ao do modelo simples, então não há pressão extra sobre a estrutura.

Conhecendo os principais perfis estruturais do aço, você pode escolher aquele que melhor se adéqua às suas necessidades. Para mais informações e dúvidas sobre o tema entre em contato com a equipe Açotelha que teremos o prazer em te atender e ajudá-lo!

Principais perfis estruturais de aço 5