fbpx

A escolha correta dos materiais de construção pode ter um impacto direto em como o projeto será executado e até mesmo no futuro do empreendimento. Alguns materiais podem ser de grande ajuda para economizar não somente no próprio projeto, mas nas contas de quem for utilizar o imóvel. 

Dentre os diversos modelos de telhas galvanizadas, a Telha Termoacústica, é considerada uma das mais indicadas para construções que buscam isolamento tanto de temperatura quanto acústico. 

Vamos falar um pouco mais desse tipo de telha galvanizada e sua versatilidade. Acompanhe:

O que é a Telha Sanduíche?

A telha sanduíche, também conhecida como termoacústica, é um tipo de telha galvanizada que recebe um tipo diferenciado de fabricação para atender projetos que buscam isolamento térmico e sonoro. 

Fabricação

Em sua fabricação, elas parecem telhas metálicas tradicionais, porém levam duas camadas da chapa de aço galvanizada ao invés de uma, e possuem um material isolante entre as duas chapas para garantir o isolamento. 

Material isolante

São dois os principais materiais utilizados na fabricação das telhas termoacústicas: o Isopor e o Poliuretano. O material isolante é colocado entre as duas chapas com uma espessura mínima de 3 centímetros, podendo chegar até 1 metro e, dependendo da necessidade do projeto, superar essa medida. 

Quais os tipos de telha sanduíche?

Existem dois tipos comuns de telha sanduíche comercializados no mercado, o simples e o duplo. O tipo duplo é o mais utilizado no mercado, sendo com duas chapas de aço e o miolo como o material isolante. O tipo simples possui uma chapa de aço na parte superior da montagem, o miolo feito de isopor ou poliuretano e a parte inferior feita de folha de alumínio. A segunda opção é mais barata, porém com menor qualidade e é menos utilizada. 

Quais as vantagens da Telha Sanduíche?

O uso de telhas galvanizadas já apresenta diversas vantagens mesmo quando utilizados os modelos mais simples, compostos somente por chapa de aço com revestimento de zinco. A utilização de telhas termoacústicas pode apresentar ainda mais vantagens para a construção e para os usuários do imóvel. Veja:

Economia

A aquisição das telhas termoacústicas é feita sob medida, de acordo com a necessidade e cálculos de cada projeto. Além disso, o uso das telhas sanduíche podem proporcionar economia no uso do imóvel em gastos com ar condicionado, ventiladores ou até mesmo aquecedores, visto que garantem um isolamento térmico mais eficiente. 

Facilidade de manutenção

A manutenção das telhas galvanizadas é de baixa complexidade e a termoacústica não é diferente. Além de tornar o trabalho de manutenção da cobertura ou revestimento mais simples, dificulta ainda mais o aparecimento de goteiras e reduz o risco de alastramento de chamas em casos de incêndio. 

Dispensa o uso de forros

Ao utilizar a telha termoacústica, não é necessário a instalação de forros. Além disso, a telha sanduíche também passou a ser bastante utilizada em projetos residenciais, recebendo tratamento e pintura e servindo como parte da decoração. Existem projetos que utilizam as telhas termoacústicas até mesmo como revestimento externo, como paredes, sacadas e fachadas. 

Quando devo usar a telha termoacústica?

Embora a utilização das telhas termoacústicas tenha sido em sua grande parte para galpões, indústrias e complexos de lojas, ela já passou a ser utilizada com mais frequência em projetos residenciais. 

A facilidade de aquisição, utilização e economia se tornaram grandes atrativos para os arquitetos, engenheiros e clientes. Além disso, as vantagens de isolamento térmico e acústico são diferenciais competitivos na construção de áreas de lazer, por exemplo. 

As telhas termoacústicas são altamente recomendadas para espaços, tanto residenciais quanto comerciais, que possuem um alto nível de poluição sonora, como avenidas muito movimentadas, locais próximos a casas de show, estádios e derivados. 

Em situações que se vê necessário um maior controle de temperatura, também é altamente indicado o uso das telhas sanduíches. Diversos projetos residenciais em áreas de mata, por exemplo, utilizam esse tipo de material para manter a temperatura ambiente e economizar com contas de luz por uso de aquecedores elétricos.

Também é bastante indicado a utilização desse tipo de telha para galpões de indústrias e fábricas, visto que o material não absorve tanto calor externo quando o tempo está mais quente e não perde temperatura quando o tempo está mais frio. 

O uso de materiais termoacústicos pode ser de grande ajuda na execução de projetos e na entrega de construções de ainda mais qualidade. Além da facilidade de instalação, manutenção e transporte, essa utilização pode proporcionar grande economia para os construtores e mais satisfação para os clientes.