fbpx

Quais as vantagens e aplicações do aço na obra? Descubra agora! 1

Na hora de construir ou reformar vários fatores são levados em consideração, por exemplo, custos, agilidade da obra, inovações estruturais e muitas outros.

Esses fatores estão cada dia mais presente na rotina das construtoras que, para atender as necessidades dos clientes, encontraram no uso do aço uma ótima forma de satisfação e flexibilização do processo de construção.

Além disso, ao optar pelo aço o mercado tornou-se bem mais competitivo, tendo essa aplicação como um diferencial na hora de fechar novos contratos.

Quer saber mais sobre as vantagens do uso do aço na obra e como ele é aplicado? Acompanhe a leitura!

Quando o aço começou a ser utilizado na construção civil?

O uso do aço não é uma inovação no mercado da construção civil, pelo contrário, a estratégia já é aderida há mais de 200 anos em obras como a da Ponte Ironbridge, de 1779, na Inglaterra.

O fato é que de lá pra cá as possibilidades do uso do aço na construção civil aumentaram e agora esta é considerada uma forma moderna, arrojada e dinâmica de construir.

O aço é uma liga metálica constituída basicamente por carbono e ferro, com percentagens de carbono, seu principal elemento, variando entre 0,008 e 2,11%.

No Brasil o uso do aço iniciou no início do século XIX e a partir dos avanços do mercado siderúrgico somado à evolução industrial no País, percebeu-se diversas vantagens importantes para a construção civil.

Quais as vantagens do uso do aço em obras?

Confira abaixo algumas vantagens da utilização desse material nos canteiros de obras:

Flexibilidade arquitetônica

Ao optar pelo aço o arquiteto encontra grandes possibilidades de variação estética na criação do projeto de construção. Esse material propicia vãos maiores com elementos mais arrojados e inovadores quando comparados a estruturas de concreto.

Além disso, por causa da facilidade de manejo do material, o uso do aço facilita os processos da obra permitindo prazos ajustados de maneira ágil e dinâmica.

Otimização do cronograma de obra

Um dos fatores decisivos para o uso do aço na construção civil é a possibilidade de acelerar os prazos da obra por meio de um cronograma pontual e ininterrupto.

Por ser um material preparado fora do canteiro de obras, ele otimiza a organização no local da obra e a edificação do projeto. Esse material permite que os operadores façam apenas a montagem da estrutura, de forma bem prática quando utilizado equipamentos simples.

Essa versatilidade do aço garante agilidade na construção e dispensa condições climáticas ideais para sua utilização, sendo desnecessário interromper a obra por mudanças de tempo como ocorrem no uso do concreto.

Redução nas cargas de fundação

Por sua leveza e manejo facilitado, o uso do aço reduz em até 30% as cargas fundação nos canteiros de obra. As estrutura desse tipo de material são cerca de 6 vezes menos pesadas que as tradicionalmente utilizadas.

Além disso, o aço possui alta resistência aos esforços de tração, compressão e cisalhamento, resultando num enorme alívio às fundações que contribui diretamente nos custos e prazos da obra.

Eficiência e segurança do projeto

Por conta de sua resistência aos impactos externos, o aço garante maior segurança e eficiência das estruturas de construção. Esse material possui maior durabilidade à corrosão, o que eleva as vantagens de sua utilidade.

Além disso, ele dinamiza e torna o canteiro de obras mais econômico no dia a dia da construção. Isso tudo porque ao utilizar o aço o construtor diminui os desperdícios de material e de tempo também.

Não polui o meio ambiente

O aço é obtido de uma das fontes minerais mais abundantes do planeta, o minério de ferro, e mesmo após a sua manipulação industrial não resulta na emissão de substâncias prejudiciais à natureza.

Quais as aplicações do aço na obra?

Como já dito anteriormente, o aço é um material versátil, de fácil manejo, flexível e econômico. Sua aplicação pode ser realizada de duas maneiras:

  • edificações: onde a estrutura base é montada com componentes de aço;
  • forma de armaduras: quando a estrutura em aço complementa o concreto armado.

Atualmente o uso do metal está em diversas funcionalidades, desde a cobertura, estrutura à segurança dos imóveis, tudo parte da necessidade do cliente na hora de construir ou reformar.

E aí, conseguiu identificar os benefícios que o uso do aço acrescenta no seu processo de construção. Neste artigo falamos sobre várias vantagens que essa utilidade possibilita à obra, desde praticidade, organização até a redução dos impactos na natureza.

E se esse material foi útil para você compartilhe-o nas suas redes sociais e marque os seus amigos para que eles também conheçam as vantagens do uso do aço na obra.